PSORÍASE

PSORÍASE – COMO TRATAR DE FORMA NATURAL

Psoriase é uma doença na qual as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que causam coceira.

O sintoma mais comum é uma irritação na pele, mas, às vezes, a erupção envolve as unhas ou as articulações.

Ainda não se conhece exatamente qual a sua causa. Sabe-se apenas que ela está relacionada a fatores genéticos, imunológicos, ambientais e psicológicos de cada indivíduo. Os gatilhos incluem infecções, estresse e frio.

Psoríase não é contagiosa.

Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.

Para tratar a psoríase recomenda-se incluir uma boa alimentação. Neste caso, é indicado comer mais alimentos naturais, com pouco uso de  temperos, enlatados, excesso de condimentos, cafeína, pimenta e gorduras, para desintoxicar o organismo. Quanto menos alimentos processados ou industrializados, melhor.

Ingerir alimentos antioxidantes previne o surgimento das lesões e favorece a resposta rápida do nosso corpo, nos momentos de crise.

Cozinhar com alho, cebola, gengibre, cúrcuma. Ingerir peixes ricos em ômega 3 como a sardinha, atum. Se não tiver habito de comer carne, pode ser semente de linhaça, abacate, gergelim, aveia, mamão, abacaxi. Vegetais como couve flor, brócolis, são alguns exemplos.

Expor a área afetada ao sol logo pela manhã ou ao final da tarde sem protetor solar também ajuda a controlar as lesões.

No banho, recomenda-se sempre, usar sabonetes bem hidratantes para não ressecar a pele.

Se a psoríase for nas mãos usar luvas para lavar a louça e mexer com produtos químicos. E embaixo da luva de borracha ou plástico, use sempre uma luva de tecido em algodão, ajuda a proteger e não irritar a pele.

O uso da aromaterapia é uma ótima opção de tratamento.

A Aromaterapia é extremamente eficaz no tratamento da psoríase porque além de tratar os sintomas, também age no campo emocional, controlando o estresse e a ansiedade que são fatores que agravam ou até podem vir a desencadear as crises.

Pode ser usado um ou vários óleos essenciais. A utilização da mistura de  mais óleos, potencializa o tratamento.

Os óleos mais indicados são:

Camomila

Gerânio

Lavanda

Copaíba

Patchouli

Os óleos essenciais devem ser diluídos em uma base carreadora, que poderá ser o óleo de amêndoas doces, coco ou linhaça e/ou uma manteiga, como a manteiga de karité ou cupuaçu,por exemplo. Para cada 10ml de base, acrescente de 4 a 6 gotas dos óleos essenciais escolhidos.

Receitinha sugerida:

30 ml de óleo vegetal

20 gr de manteiga de karité

8 gotas de lavanda

8 gotas de gerânio

6 gotas de patchouli.

Derreta a manteiga em banho maria e deixe amornar. Misture com o óleo vegetal da sua escolha ( pode ser óleo de amêndoas, semente de uvas, coco…) e por fim acrescente os óleos essenciais, misturando com uma espátula de silicone. Quando esfriar ficará com uma consistência mais firme. Pode ser usada nos locais afetados de duas a três vezes por dia.

ATENÇÃO: Se a pessoa estiver fazendo uso de cortisona, não será indicado o uso de óleos essenciais.

Para saber mais sobre meu atendimento on-line clique abaixo

Projeto Viver com Presença

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Óleo Essencial de EUCALIPTO

    O Óleo Essencial de Eucalipto é retirado de uma das árvores mais altas que temos conhecimento. Nativo da Oceania, onde constituem, de longe